Na busca por um trabalho e, principalmente, uma proposta, cada parte do processo de candidatura desempenha um papel importante. O problema é que muita gente comete uma falta grave no currículo, capaz de fazê-lo parar na pilha dos não aprovados.
“O que as pessoas costumam errar é que elas listam as tarefas que realizaram em seus trabalhos anteriores, mas não o impacto que isso teve”, disse ao CNBC Wendy Braitman, coach de carreira da empresa de recolocação Randstad RiseSmart.
Segundo a especialista, não é suficiente contar ao futuro empregador as atividades e as responsabilidades diárias, e sim, mostrar como elas agregaram valor à equipe ou à empresa em geral.
“A maioria dos currículos dirá: ‘Eu fiz isso e aquilo’, mas o que realmente queremos saber é ‘como isso ajudou a empresa", afirma ela.
E o que fazer, então, para atingir esse objetivo? Wendy aponta que são necessários alguns ajustes simples nas descrições de cargos no currículo.
O primeiro passo é certificar-se de que os marcadores em cada um dos trabalhos anteriores estão na voz ativa, mostram que você efetivamente realizou as ações descritas. Além disso, espelhe alguns dos verbos e frases-chave que estão na descrição do trabalho que almeja, isso mostra uma conexão direta de sua experiência anterior com o novo emprego.
Ela também sugere o uso de números quantitativos para descrever os resultados das atividades, especialmente se você ajudou diretamente a empresa a economizar tempo, dinheiro ou atingir um objetivo importante.
Por exemplo, se você produziu um certo número de relatórios todas as semanas, quantifique-os e mencione quantas pessoas os receberam e quantas decisões importantes foram tomadas a partir das suas análises. Se gerenciava pessoas, mostre o impacto, incluindo quantas contratou, integrou, treinou e ajudou a progredir em suas próprias carreiras.
Amanda Augustine, redatora de currículo profissional certificada e coach de carreira da TopResume, acrescenta que mostrar impacto no currículo não só pode chamar a atenção dos gerentes de contratação como também ajudar a negociar um salário melhor.
“Quando você mostra os resultados de seu trabalho, está se posicionando automaticamente para ganhar mais dinheiro.”
Por Época Negócios
« voltar