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Uso de tecnologia no trabalho aproxima RH e TI

publicada em 25/06/2019

A adoção de novas tecnologias no ambiente de trabalho está aproximando cada vez mais o trabalho das áreas de recursos humanos e tecnologia. Ainda há desafios, no entanto, para promover a colaboração entre os dois departamentos nas empresas.

Um levantamento conduzido pela Economist Intelligence Unit, braço de pesquisa da revista "Economist", e pela empresa de tecnologia Citrix, traz dados que ajudam a entender como essa transformação está acontecendo. Foram consultados 1.145 executivos de oito países, entre eles o Brasil.

Entre os aspectos que contribuem para a experiência do funcionário, a liderança ainda é vista como a mais significativa, citada por 59% de todos os respondentes. Mas entre empresas com maior índice de engajamento e produtividade, a tecnologia disponível para os funcionários já é o segundo elemento mais citado (41%). Entre companhias com maior maturidade digital, é o terceiro (40%), atrás do salário (41%).

Na opinião do diretor geral da Citrix no Brasil, Luís Banhara, as ferramentas tecnológicas oferecidas por empresas não podem estar tão distantes daquelas a que os funcionários têm acesso como consumidores. "Isso faz com que ele tenha mais autonomia, além de experiência e engajamento melhores", diz.

Para mais de 80% dos respondentes, ferramentas tecnológicas que não são bem escolhidas ou implementadas no ambiente de trabalho têm impacto negativo na experiência que os funcionários têm no emprego. Cerca de 40% dos respondentes concordam que melhorias na experiência do funcionário geram ganhos de produtividade e engajamento, enquanto 36% enxergam que elas também resultam em mais satisfação dos clientes finais.

Aspectos como a facilidade de acessar as informações necessárias para a realização de tarefas ou a capacidade de trabalhar remotamente são as principais maneiras com que a tecnologia contribui para o engajamento dos funcionários, na opinião de executivos entrevistados. Os respondentes brasileiros deram maior importância à possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e ao custo-benefício das novas tecnologias.

A pesquisa também aponta, no entanto, que há barreiras para uma maior colaboração entre as áreas de RH e TI. As mais citadas são a falta de entendimento mútuo (34%), a falta de objetivos e indicadores de desempenho em comum (32%), orçamento insuficiente (28%) e falta de prioridade (28%).

"A gente percebe que essas barreiras ainda são maiores do que o negócio precisa", diz Banhara. Muitas vezes os gestores de pessoas querem adotar práticas mais modernas - como o trabalho remoto, que traz preocupações de segurança da informação e privacidade - mas ainda não sabem o que a tecnologia disponível permite, afirma ele. "Falta protagonismo do diretor e da área de tecnologia para levantar esse tema e criar a aproximação com o RH", diz.

Uma saída talvez seja combinar cada vez mais os dois conhecimentos. Cerca de 30% das companhias entrevistadas, e 40% das com maior índice de produtividade, dizem empregar especialistas com experiência em RH e TI para tentar aproximar as duas áreas.

 
Por Valor Econômico
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