» esqueci a senha

Ainda não possui login? Cadastre-se.

notícias e artigos


Um ano de muitas movimentações

publicada em 06/01/2012

O vai e vêm do mercado de trabalho deve prosseguir em forte ritmo durante 2012. E o alerta é dado pelos próprios profissionais.

 

De acordo com a Michael Page, consultoria de RH, 60% dos executivos de média e alta gerência pretendem buscar novas oportunidades de emprego neste ano, seja no seu próprio setor ou em diferentes setores da indústria. E essa é a pretensão de 48% dos jovens em início de carreira.

 

A parcela dos mais novos que devem se manter na mesma função e na mesma empresa para ganhar experiência é de 28%, e os que querem se movimentar internamente somam 10% dos pesquisados.

 

Uma considerável parte dos profissionais planeja investir em formação e atualização acadêmica. Do lado dos executivos, 21,7% pretendem se aprimorar em 2012, e 14% dos jovens devem cursar uma pós-graduação.

 

Para Sergio Sabino, diretor regional de marketing do Grupo Michael Page para a América Latina, o momento de mercado, associado ao resultado desta pesquisa, mostra que 2012 deve ser promissor do ponto de vista de oportunidades e contratações. "Será um ano de maior estabilidade e mais racionalidade na hora de contratar. Será um ano de contratações mais cirúrgicas", diz o executivo.

 

 

Planos de contratação têm leve queda, mas empresários planejam recrutar novos colaboradores em tempos de ano novo

 

Empregadores brasileiros revelam que o ritmo de contratações deve continuar estável no três primeiros meses de 2012, segundo a mais recente pesquisa de expectativa de emprego da Manpower, consultoria de RH. A Expectativa líquida de emprego para o trimestre - resultado obtido da diferença entre as porcentagens de empregadores que antecipam o aumento do quadro de funcionários menos a porcentagem dos que esperam redução- é de +33%.

 

Por mais que a atual previsão seja menos positiva que a do último trimestre de 2011, 40% dos empresários esperam aumentar o quadro de funcionários, e apenas 7% preveem uma diminuição. "As intenções de contratações no Brasil são as mais otimistas das Américas", comenta Riccardo Barberis, CEO da Manpower Brasil.

 

O Rio de Janeiro é o estado com a expectativa líquida de emprego mais positiva do país, com +44%. Empregadores esperam crescimento no quadro de funcionários tanto na cidade de São Paulo quanto no estado de Minas Gerais com perspectivas de +34% e +31%, respectivamente. Fortes aumentos na força de trabalho também são esperados pelos empregadores dos estados do Paraná e de São Paulo, com perspectivas de +30% e +27%, respectivamente.

 

A previsão é de que os setores de serviços e de transportes/serviços públicos impulsionem a demanda por novos funcionários, com expectativa líquida de emprego de +45% e +43%, respectivamente, acompanhados por empregadores do comércio (+37%) e construção (36%), dentre outros.

 

 

Por Revista VocêRH

« voltar
óbile ©