» esqueci a senha

Ainda não possui login? Cadastre-se.

notícias e artigos


Seria promovido, mas o chefe saiu da empresa antes? Saiba como agir

publicada em 08/08/2011

Em uma situação em que a relação de confiança que você tinha foi quebrada, siga as recomendações de especialistas

 

Há vários fatores na vida que a gente não domina. Quando achamos que está tudo planejado e encaminhado, tudo pode virar de cabeça para baixo. Nas empresas, por exemplo, mudanças ocorrem o tempo todo. Quando é o seu superior direto que sai da empresa logo após prometer uma promoção?

 

A relação de confiança que o profissional tinha estabelecido terá que ser construída novamente com o novo chefe. Qual a melhor maneira para lidar com isso? Confira as dicas dos especialistas:

 

 

O primeiro contato

Quando há uma transição de chefes, normalmente após a chegada do novo gestor ocorre uma reunião com a equipe e até uma conversa individual de reconhecimento. Não é aconselhável tocar no assunto de promessas do antigo chefe ou falar de suas expectativas profissionais, a não ser que ele pergunte.

 

“Nesse primeiro contato, tente conhecer o jeito do seu novo chefe”, diz Carla Virmond Mello, especialista em carreira, diretora da ACTA e da DBM para o sul do Brasil.

Caso a conversa não ocorra depois de um tempo que o novo gestor entrou na empresa, não hesite, solicite. Para João Mendes de Almeida, coach e consultor de carreira da Vicky Bloch Associados, “o profissional não pode simplesmente aguardar. Espera-se que o novo gestor reúna a equipe, mas se não acontecer, seja proativo. Agende uma conversa individual com ele”.

 

 

Análise da situação

É fundamental que você tente compreender o seu novo gestor e qual a política que utiliza para avaliar os colaboradores. Converse com colegas de trabalho que irão trabalhar com o seu novo chefe.

 

Busque informações sobre a situação e se a mudança fará com que essa promoção seja adiada. Se ainda não sabe, procure informações sobre o funcionamento das políticas de carreira em sua empresa.

Quando a promoção foi oficializada no papel, o caminho a ser tomado é diferente. “É provável que o RH tenha o histórico de seu desempenho, avaliações anteriores e conversas sobre carreira que você teve com seu antigo chefe”, explica Carla Mello.

 

 

Tempo ao tempo

“Dê tempo para que tudo se estabeleça, para que seu novo chefe conheça a empresa, a equipe e você”, ressalta Mello.

 

O especialista João recomenda que o profissional faça uma reflexão dos caminhos que pretende seguir na sua carreira e analisar os riscos que estão envolvidos se decidir não aguardar a promoção.

“Não dependa da empresa. Ainda mais se não tiver previsão de quando essa promoção chegará após essa mudança”, diz João.

 

 

O jeitinho

É preciso criar um novo laço de confiança com o novo chefe para depois falar da sua promoção. E quando chegar a hora, a melhor maneira de expressar as expectativas do seu plano de carreira é estar preparado para falar dos seus resultados e projetos.

Observe o tom que você vai expor as suas competências, não cobre do seu novo chefe. “Mostre todo o seu conhecimento, reúna dados, ensaie para falar sobre as suas competências e sobre seus projetos e o que está em andamento. Você tem que estar preparado para se vender”, explica Mendes.

 

 

Por Exame

« voltar
óbile ©