» esqueci a senha

Ainda não possui login? Cadastre-se.

notícias e artigos


Primeiros cinco minutos são decisivos para entrevista de emprego

publicada em 11/02/2015

A primeira impressão é a que fica – e, portanto, a que pode custar seu novo emprego, segundo uma nova pesquisa do site CareerBuilder.

Quase metade dos recrutadores entrevistados pelo site (49%) disseram decidir se um profissional é adequado ou não para uma vaga nos primeiros cinco minutos da entrevista de emprego, segundo pesquisa com mais de dois mil gestores de RH americanos. A grande maioria (90%) toma a decisão em até 15 minutos de contato com o candidato.

Ainda segundo o levantamento, conquistar o entrevistador envolve muito mais do que apenas dizer as coisas certas – os principais erros podem vir também na forma de linguagem corporal. O maior equívoco nesse sentido, segundo a pesquisa, é evitar fazer contato visual durante a entrevista, segundo 65% dos recrutadores. Não sorrir (36%) e ficar brincando com algo na mesa (33%) são os próximos mais citados. Recrutadores também não gostam de profissionais que não tenham uma boa postura (30%), mexam-se demais na cadeira (29%) ou tenham aperto de mão fraco demais (22%).

"Ir bem na entrevista de emprego não significa apenas responder bem as perguntas do recrutador", diz Rosemary Haefner, vice-presidente de RH da CareerBuilder. "Também envolve o que a sua linguagem corporal diz sobre você. Recrutadores estarão de olho nessas deixas não-verbais, pois elas indicam seu nível de profissionalismo."

 

 

Por Valor Econômico

« voltar
óbile ©