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Os Programas de Reconhecimento de Funcionários Realmente Funcionam?

publicada em 08/11/2010

      Pagar um salário competitivo é essencial, mas é apenas parte de um programa total de motivação. Supondo que sua empresa já paga aos funcionários de forma adequada, pesquisas indicam que os trabalhadores reconhecem o valor de seus trabalhos também através de outros fatores. Os empregadores que são sérios e interessados em maximizar a produtividade  e a retenção dos trabalhadores implementam programas de reconhecimento aos funcionários.

      Mas os programas de reconhecimento podem ser ineficazes, porque eles são concebidos, implementados e / ou promovido para os funcionários de forma incorreta. Aqui estão os ingredientes de um programa de reconhecimento efetivo:
 
Selecionar Corretamente as Pessoas para Reconhecimento

   Os critérios de reconhecimento devem ser diretamente vinculados aos objetivos de negócio da empresa. Reconhecendo os comportamentos que favorecem os objetivos da empresa guiará todos os colaboradores para a direção certa.

   Um fator crítico para o sucesso do programa é definir quem selecionará os funcionários a serem reconhecidos. Se a escolha vem da gestão da empresa, existe o perigo de que exista a suspeita de favoritismo. Os funcionários devem ser capazes de nomear um ao outro para o reconhecimento, e suas recomendações devem ser atribuídas no mesmo peso no processo de seleção. Um método de seleção que é um pouco complicado, mas viável é aceitar nomeações de funcionários, escolher um pequeno grupo de finalistas, e deixar os trabalhadores votarem para escolha final. Tal método elaborado deve ser reservado para grandes prêmios de reconhecimento, e não apenas para elogios e lembranças.

      Para evitar suspeitas de favorecimento, algumas empresas arbitrariamente limitam prêmios de reconhecimento a uma pessoa durante um ano. Por outro lado, esta política pode sufocar contribuições dos empregados mais produtivos da empresa.


Ambiente Níveis Adequados de Reconhecimento

      Prêmios de reconhecimento devem ser proporcionais ao comportamento a ser recompensado. Não basta aparecer para trabalhar todos os dias durante um mês para valer a pena ser recompensado. Um excelente serviço ao cliente pode valer mais do que qualquer outra coisa para uma empresa que presta serviço como seu negócio principal.

      Muitos programas de reconhecimento são insuficientes. Para determinar o nível adequado de investimento para um programa de reconhecimento, comece com uma lista de objetivos da empresa. Descobrir quanto dinheiro está sendo gasto para atingir esses objetivos é uma informação interessante. Em seguida, é necessário determinar o papel do empregado na realização desses objetivos. Desta forma, definir em orçamento uma percentagem dos custos totais para serem destinados aos prêmios de reconhecimento.


Que Recompensas Deve a Empresa Oferecer?

      Exatamente quais recompensas a empresa deve dar a um funcionário que merece reconhecimento? As vantagens podem até iniciar a partir de um tapinha nas costas informal para o reconhecimento em público. Muitas organizações têm programas chamados “empregado do mês”, que consagra o nome de um trabalhador dedicado sobre uma placa de parede ou em outra área pública. Ainda outras empresas presenteiam seus homenageados com prêmios em dinheiro, quer sob a forma de dinheiro ou cartões de presente. Algumas organizações oferecem uma seleção de prémios, às vezes escolhido pela empresa e outras vezes escolhido pelo empregado.

      Estudos mostram que os empregados valorizam a forma como eles são recompensados. Um cartão-presente dado pode ser valioso para um empregado, mas não para outro. O dinheiro é valorizado mais altamente do que recompensas mais restritivas. Ser capaz de selecionar um item de importância pessoal a partir de um catálogo é melhor do que estar preso a algumas opções fixas.

      Programas de reconhecimento de funcionários podem render em termos de produtividade, retenção, referências para candidatos qualificados. A chave é criar um programa que recompensa o comportamento desejado, promove o programa de forma ativa e difunde o reconhecimento entre os tantos funcionários quanto possível.

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