» esqueci a senha

Ainda não possui login? Cadastre-se.

notícias e artigos


Mentoring em Grupo

publicada em 20/09/2010

      Relações eficazes e de aprendizagem são os pilares do sucesso organizacional. Organizações que encontram formas significativas para conectar os seus empregados são capazes de realizar maior produtividade, melhor crescimento profissional e a melhora geral do desempenho do empregado. Mentoring em grupo conecta os funcionários e desenvolve os avanços da aprendizagem dentro da sua organização.

 

     O Mentoring em grupo oferece à organização a oportunidade de ampliar seus esforços de orientação e aprendizado de forma a atingir mais pessoas de uma maneira e tempo eficientes. Ele resolve o dilema de muitos orientadores, quando não há suficientes mentores qualificados em uma organização para fazer um processo de orientação privado.

 

      Mentoring em grupo ou grupo de orientação é uma forma de homenagear e compartilhar os conhecimentos e competências dos indivíduos experientes e dá a oportunidade para que os demais colaboradores fiquem em  exposição a um know how específico. Grupo de orientação também evita a percepção de favoritismo que pode ocorrer quando há um número limitado de orientadores e muitos discípulos em potencial. As organizações têm encontrado nos grupos de orientação uma boa alternativa para combater o desgaste do mentor.

 

      O Mentoring em grupo favorece a diversidade, pois envolve mais de dois indivíduos, promovendo a diversidade de pensamento, a prática e compreensão. A diversidade de perspectivas que emerge do grupo de orientação e a interação são poderosos motivadores para o desenvolvimento do empregado. Apoia a responsabilização individual, estabelece um trabalho mais ligado e fornece uma alternativa bem-vinda para aqueles que aprendem melhor em grupo.

 

      O grupo de orientação também contribui para a vitalidade de uma cultura de orientação, especialmente quando combinada com um processo de orientação individual. Ele amplia a capacidade de orientação da organização e proporciona a oportunidade de mover a aprendizagem a um próximo nível.

 

O que é exatamente Mentoring em grupo?

     

      Mentoring em grupo compreende um grupo de indivíduos que se envolvem em um relacionamento de orientação profissional para alcançar objetivos específicos de aprendizagem. Há muitas maneiras e abordagem do grupo de tutoria. Três dos mais populares são Mentoring facilitado em grupo, orientação em pares e Mentoring de equipe.

 

Mentoring Facilitado em Grupo

     

      Este formato permite que um número de pessoas participe de um grupo de aprendizagem e se beneficie simultaneamente com a experiência e expertise de um mentor ou mentores. A riqueza da experiência multiplicada por cada participante do grupo traz experiências pessoais na conversa. O facilitador faz perguntas para manter o diálogo instigante e significativo, traz as suas próprias experiências pessoais e fornece feedback.

 

Exemplo: Uma vez por mês sete médicos se reúnem para falar sobre assuntos pertinentes à suas especialidades de atuação. Para cada sessão, eles escolhem um facilitador externo (geralmente um profissional com renome) baseado no tópico que estão explorando.

 

 

Orientação em Pares

     

      Este grupo reúne pares com interesses semelhantes de aprendizagem ou necessidades. O grupo é auto gerido, onde os participantes assumem a responsabilidade de elaborar a sua agenda própria de aprendizagem e gerenciar o processo de aprendizagem para que as necessidades de aprendizagem de cada membro sejam cumpridas e todos busquem o máximo de proveito de cada um, em relação a conhecimentos, competências e experiência.

 

Exemplo: Cada participante apresenta um problema ou assunto. Os outros membros do grupo respondem ao problema ou situação apresentados. Como resultado, a sabedoria coletiva do grupo deve ser aproveitada para resolver problemas e melhorar as práticas e, o valor é criado para todos os membros do grupo.

 

 

Mentoring de equipe

     

       Oferece uma metodologia para facilitar a aprendizagem de uma equipe intacta. Juntos, os indivíduos que compõem a equipe de articular os objetivos de aprendizagem mútuos trabalham em simultâneo com um ou mais mentores que irão guiá-los através de um processo deliberado e deliberativo para facilitar a sua aprendizagem.

O processo de tutoria permite que a equipe seja apoiada a aprender uns com os outros a experiência e os conhecimentos.

 

Exemplo: Em um escritório de advocacia, dois mentores com diferentes especialidades jurídicas trabalham com um grupo interno de associados com o objetivo de ajudá-los a entender melhor o que eles fazem e como eles fazem o trabalho.

 

      Existem muitas variações sobre estes temas e inovadoras metodologias de Mentoring em grupo estão surgindo a todo o tempo.

 

Estratégias para o Sucesso do Mentoring em  Grupo: O Que Você Pode Fazer

    

      Para ser bem sucedido, o Mentoring em  grupo exige a criação de prontidão organizacional, proporcionando múltiplas oportunidades e garantir um apoio contínuo.

 

Preparação para o Mentoring em grupo

   

      A preparação começa com uma articulação clara dos objetivos e propósitos para o grupo de tutoria. A organização deve desenvolver um nível de expectativa em relação à prática da tutoria em grupos. É preciso esclarecer papéis e as responsabilidades dos participantes e do grupo devem ser mutuamente entendidos.

 

·         Alinhe o seu processo de orientação em grupo para que ele caiba na cultura da sua organização.

·         Estabeleça a propriedade dos grupos de orientação na organização.

·         Tenha a infraestrutura adequada no local para apoiar o grupo de orientação do processo.

·         Fornecer orçamento e tempo adequado ao programa.

·         Articule os papéis e responsabilidades na orientação em  grupo.

 

Oportunidades para o grupo de tutoria

      

      Crie múltiplos grupos de oportunidades de tutoria para atender a uma variedade de necessidades de aprendizagem da sua organização. Experimente e seja criativo.

Escolha o modelo que vai permitir a organização o maior sucesso e inicie a partir daí.

·         Treine os seus líderes de orientação em grupo.

·         Divida novas estratégias de ação, ideias e melhores práticas entre os grupos de tutoria.

·         Ofereça a oportunidades para integrar novos aprendizados.

·         Monitore o progresso dos grupos de tutoria.

 

 

Apoio ao Mentoring em grupo

     

      O Mentoring organizacional requer múltiplos suportes, alguns visíveis ao olho, outros não. Pense de forma proativa sobre as estruturas e ações que você precisa para pôr em prática para apoiar os grupos de orientação.

 

·         Apoiar o tempo necessário para o mentor.

·         Verificar o antes e o depois para visualizar como as coisas estão indo.

·         Atribuir a responsabilidade pela orientação e tutoria ao grupo de gestão.

·         Avaliar continuamente os seus esforços e realizar mudanças ao longo do caminho.

·         Construir redes de segurança para garantir o sucesso.

 

      Claramente a orientação em grupo é uma prática organizacional cuja hora chegou. Este é o momento de utilizar o Mentoring em grupo para beneficiar a sua organização.

« voltar
óbile ©