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Implantando um Programa de Reconhecimento com Criatividade

publicada em 25/10/2010

          Nos muitos estudos de clima interno que são realizados pelas empresas, dificilmente são encontrados um bom nível de satisfação quanto as políticas de reconhecimento. Há algum tempo a comunidade de RH debate para saber se é melhor recompensar os funcionários com mais salário, ou em formas não-monetárias. Estes dois métodos não precisam ser mutuamente excludentes.

          A compensação é importante. Se a remuneração média em sua companhia está bem abaixo da média de outras empresas concorrentes (empresas que competem pelos trabalhadores, não necessariamente concorrentes diretos em seu segmento), então certamente é um problema que você deve abordar. De qualquer forma, a queixa mais comum que temos observado a cerca da compensação é a falta de relação entre remuneração e desempenho. Se existe uma falta de relação entre salário / desempenho em sua organização, um programa de reconhecimento não-monetário terá valor limitado. Se a sua empresa paga a seus empregados a média de mercado e equivalentes maiores para os top performers, um programa de reconhecimento de funcionários deve ser capaz de elevar a moral.

           Um programa de reconhecimento não precisa ser caro. A estrutura de um programa de reconhecimento é limitado apenas pela sua imaginação. Um programa eficaz possui os seguintes componentes:

  • * Equidade
  • * Alta visibilidade e consistência.
     

           Para ser justo, um programa não deve favorecer um funcionário em detrimento de outro, simplesmente por causa de sua posição dentro da organização, ou o seu relacionamento com seu supervisor. Deve haver um meio eficaz de identificar os funcionários que devam ser reconhecidos. Em muitos programas, há um meio fácil, através da qual os funcionários podem indicar outros para o reconhecimento. Como complemento a um programa de candidatura, os supervisores podem manter listas de conquistas notáveis dos trabalhadores.

           Tornar a certeza de que um programa é altamente visível ajuda a garantir a aplicação coerente, caso contrário, pequenas, mas significativas conquistas pode ser ignorada a menos que haja um plano para solicitar ativamente candidatos.

          As recompensas reais podem ser o que quiser. Uma abordagem é ter pequenas recompensas inicialmente, e fazer com que cada empregado que recebe elegíveis para receber uma recompensa maior no final do ano. Alguns dos prêmios a serem considerados incluem o seguinte:

  • * Bônus para Jantar em estabelecimentos da região;
  • * Um troféu ou placa;
  • * Bônus em dinheiro;
  • * Milhas de bonificação para as companhias aéreas;
  • * Um espaço de estacionamento reservado;
  • * Um dia extra de folga.
     

          A recompensa em si deve ser apenas parte do processo. O reconhecimento pode ser alcançado fazendo com que a recompensa dada em um encontro de trabalhadores, e reconhecendo o prêmio em comunicação corporativa, tais como o jornal corporativo ou intranet.

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