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Dicas para imagem, reputação e marca do Recursos Humanos

publicada em 13/09/2010

     Se quisermos que o RH seja percebido como mais estratégico, mais valioso, mais credível, você precisa imaginar o seu trabalho como uma empresa e com um produto de mercado.

      Como as organizações continuam a terceirizar atividades não relacionadas ao negócio, o RH enfrentará cada vez mais a concorrência de fornecedores de fora. Se os profissionais de RH não se esforçarem para construir a imagem e reputação global da profissão, eles perderão serviços às organizações externas.

 

     Estas são ótimas dicas para construir e reforçar a imagem e reputação do departamento de RH.

 

 

Identifique o seu cliente, necessidades e percepções

 

     O primeiro passo para criar ou reforçar uma identidade de marca é determinar quem são seus clientes e o que eles precisam da função de RH. Você também vai querer conhecer a percepção dos seus clientes atuais. Comece este processo através da identificação de seus clientes. São os seus principais clientes os altos executivos, gerentes ou toda a linha de pessoal? Que produtos e serviços eles usam do RH? O que eles gostariam receber a mais? Eles usam serviços de RH de outros fornecedores? Em caso afirmativo, por quê? Como é que eles perceber o departamento de RH interno?

 

     Os departamentos de RH podem realizar pesquisas de clima e atitude para obter respostas a estas perguntas, mas para obter informação verdadeira e mais útil, vale a pena contratar um consultor externo para realizar as entrevistas em privado.

É importante realizar esse tipo de análise, para entender a diferença entre o que você está fornecendo e acha que sua organização quer de você, e o que eles precisam.

 

 

Esculpa uma identidade com base nas necessidades do cliente

 

     Depois de determinar as necessidades e percepções atuais de seus clientes já existentes, você pode decidir como gostaria que seus clientes percebessem o departamento de RH. É importante notar que a função do departamento de RH será diferente de organização para organização. Em uma organização, clientes internos podem querer que o departamento de RH forneça um excelente serviço em todas as áreas de RH tradicional. Em outros, os clientes podem esperar de RH para assumir a responsabilidade pela produtividade e crescimento. Você tem que decidir qual "marca de identidade" que funciona melhor e, em seguida, trabalhar para criar uma missão que a organização irá apoiar.

 

     Como outro exemplo, em sua organização, pode fazer sentido terceirizar as tarefas de rotina, tais como folha de pagamento e processamento, de forma que o pessoal do RH possa se concentrar em questões mais estratégicas.

 

Desenvolver uma missão que busque a solução das necessidades dos clientes

    

     Tendo determinada a sua identidade, sugerimos tomar o tempo necessário para projetar uma missão que irá guiá-lo através das mudanças e melhorias que você precisa fazer. A missão deve definir a função do RH, os valores e princípios fundamentais que o departamento irá defender, e os benefícios que espera fornecer para o resto da organização.

É importante ter uma declaração de missão, uma vez que ajuda a definir seus objetivos futuros e direção. A missão não deve ser retórica e vazia. É uma carta que descreve o compromisso do RH para o resto da organização.

 

 

Entregue suas promessas

 

      Supondo que, baseado na visão do cliente, o departamento de RH necessita de melhorar o atendimento ao cliente e a complementaridade. Isso pode exigir a contratação de mais funcionários, aumentar as habilita do pessoal, ou conduzir sessões de treinamento.

Recomenda-se que forjar a sua nova identidade signifique entregar a promessa, você deve assegurar que o pessoal, práticas e sistemas num todo em seu departamento apoiem a meta de atendimento ao cliente.

 

     Mantenha uma equipe de pessoas que são fáceis de trabalhar ou lidar e que estão dispostos ir a além do esperado para entregar o resultado ao cliente.

 

 

Atualize a sua imagem

     

      Poucos produtos de consumo  são embalados sem algum tipo de logotipo ou embalagem que identificam a marca. Você pode imaginar confundir uma lata de Pepsi para uma lata de Coca-Cola? Estas empresas compreendem que a aparência dos seus produtos comunicam mensagens poderosas para os consumidores.

 

     O mesmo se aplica ao RH. Se o seu departamento de RH fez melhorias substanciais e mudanças, em seguida, você pode utilizar a embalagem como um meio de comunicar as melhorias para os outros. Desenvolva um logotipo em separado para o seu departamento de RH, se quiser, que expresse a sua missão, seu compromisso com o

cliente e seus objetivos. A peça da embalagem mais importante, porém, é o próprio departamento de RH.

 

     Se você quer que a sua marca desperte qualidade e outros atributos ao cliente, garanta que os visitantes ou clientes fiquem satisfeitos com o serviço do RH. Você pode gastar muito dinheiro e redesenhar o seu departamento e desenvolver um logotipo, mas se as pessoas do RH são impossíveis de se tratar, você não conseguiu nada aos olhos da sua organização.

 

 

Espalhe a palavra

 

      Depois de ter determinado a sua identidade, criou um sistema em que você pode entregar consistentemente as suas promessas, e embalou o departamento de RH de uma maneira que transmite melhorias, é tempo de divulgar a sua idéia.

 

     Por exemplo, se você quiser os Recursos Humanos percebidos como um parceiro estratégico, utilize o tempo necessário para quantificar o impacto de um programa estratégico de RH ou recente decisão. Comunique  este impacto nas reuniões do conselho, através de newsletter da sua empresa, seu site ou Intranet, ou através de relatórios e indicadores de performance. 

 

 

Melhore a sua visibilidade

 

      Outra boa técnica de marketing para o RH, não só dentro da sua organização, mas também para o público externo num geral, é a publicação de artigos em revistas e falar em seminários ou congressos de RH.

As mudanças internas válidas que você fez podem capturar a atenção e o interesse de seu grupo de gestão.

 

      Você pode aumentar esta visibilidade dentro da sua organização, incluindo os gestores dos programas específicos e empregados nos artigos publicados ou na conferencia com você.

Melhorar continuamente. Continue seguindo em frente.

Assim como no mundo dos negócios, onde as empresas têm que rever, rever e atualizar as suas marcas para satisfazer necessidades de seus clientes, assim este conselho aplica-se ao RH.

 

      No mundo dos negócios onde ocorrem rápidas mudanças, a profissão de RH devem ser regularmente dispostos a fazer duras decisões sobre o que vai e não vai vingar. Todo profissional de RH deve utilizar e esculpir novos programas e ações a partir das experiências anteriores. O melhor será experimentar coisas novas, desafiar a sabedoria convencional, e se perguntas mais frequentemente.

 

     Com atenção cuidadosa para definir uma identidade, o seu departamento de RH pode aprender a entregar o que o seu público interno e externo necessita. A sua organização irá enxergar o RH com outros olhos e a equipe de Recursos Humanos terá lugar como "players", fazendo a diferença no negócio.  A imagem positiva do RH ajudará você a atingir as metas e missões da gestão de pessoas da sua organização.

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