» esqueci a senha

Ainda não possui login? Cadastre-se.

notícias e artigos


6 maneiras de tornar suas segundas feiras mais produtivas

publicada em 04/09/2019

Embora não seja o dia mais adorado da semana, de acordo com uma pesquisa da Accountemps, empresa especializada em recrutamento de trabalhadores temporários, 29% dos trabalhadores nos Estados Unidos elegem a segunda-feira como o dia mais produtivo da semana. Não é o seu caso? Confira a lista abaixo e veja como algumas atitudes simples podem ajudar a fazer as próximas segunda-feiras renderem muito mais:

 

1. Comece na sexta-feira (ou no domingo)

Começar uma nova semana com um plano de trabalho predefinido aumenta significativamente as chances de você cumprir suas tarefas. Quem diz é Frank Buck, coach e autor do livro Get Organized! Time Management for School Leaders. A recomendação é: tire algum tempo no final do dia na sexta-feira para organizar seu espaço de trabalho e criar uma lista de tarefas para a manhã de segunda. Não teve tempo na sexta-feira? Para alguns, fazer isso no domingo à noite também funciona.

 

2. Encare toda segunda-feira como um pequeno Reveillon

Para a especialista em produtividade Melissa Gratias, vale a pena canalizar a mesma energia usada para escrever as tradicionais resoluções de ano novo na hora de encarar uma nova segunda-feira. A ideia é pensar, semanalmente, nos objetivos que você deseja alcançar durante a semana e se planejar com a mesma ambição de 1° de janeiro. Vale até incluir refeições mais saudáveis e idas à academia, por exemplo. Assim você alimenta o clima de “novo começo” e fica mais motivado a colocar seus planos em prática.

 

3. Proteja o seu horário mais produtivo

A pesquisa da Accountemps constatou que a maioria das pessoas (75%) é mais produtiva antes da hora do almoço. Mas não importa se esse é ou não o seu caso. O importante é identificar este momento e protegê-lo de distrações e tarefas menos importantes. A ideia é evitar, por exemplo, reuniões e bate-papo com colegas de trabalho durante este período. Assim você dedica o seu “melhor tempo” para as tarefas de alta prioridade e que exigem mais reflexão.

Segundo Julie Morgenstern, especialista em produtividade e gerenciamento de tempo, autora do livro Organizing from the Inside Out, até mesmo novos e-mails devem ser evitados. “A falsa urgência de muitos pedidos pode inviabilizar seu dia”, diz. Neste sentido, evitar as reuniões na segunda-feira (ou ao menos nas segundas pela manhã) também costuma ajudar na produtividade.

 

4. Recompense a si mesmo

Se você não costuma encarar muito bem as segundas-feiras, ou executa as tarefas mais desagradáveis da semana justamente neste dia, a dica é compensar os estímulos negativos com alguns positivos. Psicologicamente, é possível se autorregular associando coisas que amamos fazer com outras que não gostamos tanto assim.

Podem ser pequenos presentes, como comprar seu café favorito no mesmo dia em que tem de escrever um relatório bastante chato. Ou ligar para um amigo que você adora conversar logo depois de concluir a tarefa mais desagradável do dia. E, se o seu problema é especialmente com a segunda-feira, você pode adicionar na sua rotina uma atividade de que goste muito. Assim, esse passará a ser um dia que você espera e te traz prazer. 

 

5. Gerencie seu tempo

Para garantir a produtividade — não só na segunda-feira, mas em todos os dias da semana —, é importante ter consciência do tempo que você leva para cada tarefa e da quantidade de pausas que precisa em um dia. O recomendado é mapear o seu tempo para assim entender qual o horário mais adequado para cada atividade, o que é possível agrupar, quando executar os trabalhos mais longos e complexos e quanto tempo livre você verdadeiramente tem em um dia.

De forma geral, no entanto, vale lembrar que uma pessoa dificilmente consegue ficar mais de 90 minutos concentrada sem parar. 

 

6. Registre suas conquistas

Para se sentir mais motivado a finalizar tarefas, uma boa dica é criar um diário no qual elas são registradas. Anote suas conquistas incluindo desde tarefas concluídas até novas responsabilidades que você conquistou. E, nos dias em que você for especialmente produtivo, tente analisar o que pode ter te ajudado. Aí é só replicar na próxima segunda-feira.

 

Por Época Negócios

« voltar
Dinamiza RH ©