» esqueci a senha

Ainda não possui login? Cadastre-se.

notícias e artigos


5 dicas práticas para ser mais produtivo no home office

publicada em 18/09/2020

Depois de alguns meses de home office, é possível notar alguns desafios comuns relatados por empresas e funcionários que estão trabalhando em casa.

As reuniões virtuais podem ser mais cansativas do que as presenciais por causa da interação via câmeras e da falta do contato presencial. Por outro lado, sem o deslocamento, algumas pessoas relatam que conseguiram mais tempo para se dedicar à vida pessoal.

De todo modo, existem algumas dicas básicas, que percebemos que funcionam bem para diferentes profissionais e empresas. Separei as cinco principais a seguir.

 

1) Estabeleça rotinas para o trabalho

Mesmo com a liberdade de não estar fisicamente no escritório, é fundamental definir uma programação diária de atividades e respeitar os horários e a agenda para cumprir o fluxo de tarefas estabelecido.

Algumas pessoas fazem planejamentos apenas para o dia que está começando, experimente fazer um planejamento contemplando os afazeres dos próximos dois ou três dias, assim você terá mais margem para remanejar compromissos diante de imprevistos.

 

2) O horário de trabalho é um contrato; respeite

Esta dica é um pouco óbvia, mas ainda assim alguns funcionários não a respeitam. Procure evitar posts de lazer em redes sociais durante o período. Atualmente, todos estão conectados, portanto manter a postura é vital. E pega muito mal você postar, no horário de trabalho, uma foto na praia, por exemplo.

Caso você decida trabalhar de um lugar diferente, em outra cidade, por exemplo, convém avisar o seu gestor. É um gesto simples, mas que pode evitar situações desconfortáveis, caso você tenha algum problema inicial de adaptação ao novo ambiente, por exemplo.

 

3) Respeite prazos e mantenha-se disponível e conectado

Algumas pessoas em home office aproveitam o tempo para se desligar da rotina. Esquecem que, apesar de não estar no escritório, estão trabalhando. Não respondem a e-mails, mensagens e ligações. Mostre que mesmo fora do ambiente você está conectado e comprometido.

 

4) Dê um tempo do computador em alguns momentos

Aproveite que está fora do escritório e tente dosar o tempo que você passa em frente ao computador com atividades que te façam bem. Passar um tempo com familiares no meio do dia, meditar no seu local preferido da sua casa, ou até mesmo tirar uma soneca de 30 minutos no horário de almoço podem ser ações revitalizantes.

Se a sua rotina for muito corrida, faça pausas menores. Existem meditações rápidas, exercícios de respiração e alongamento com duração de cinco minutos ou até menos, que podem ser facilmente encontrados em plataformas como o YouTube. Ouvir uma boa música ou contemplar a vista da sua janela também podem ajudar a desanuviar.

São poucos minutos que podem garantir um ganho de produtividade de horas.

 

5) Planeje pausas entre uma reunião e outra

Muitas vezes agendamos um compromisso seguido do outro no home office, sem intervalos. Tal atitude pode prejudicar o seu desempenho, além de, certamente, prejudicar a sua saúde. Procure se movimentar a cada hora.

Algo que pode ser útil é incluir no seu cronograma ou na própria agenda do Outlook um compromisso, de meia hora por dia, como se fosse uma reunião sua consigo mesmo, para você ter uma pausa e planejar ou remanejar suas tarefas.

 

Por InfoMoney

« voltar
Dinamiza RH ©